sábado, 19 de fevereiro de 2011

livro

espelho que rasga o escuro das horas 

8 comentários:

Helder Ferreira disse...

Reflexo na água de um por-de-sol?

the dear Zé disse...

pronto agora tou baralhado oh que coisa

bêjo

Aquarela disse...

inigmaticamente interessante!
beijinhos

ci disse...

pode-se ler de pernas para o ar; tentei virar o monitor mas ... :)

IRIS disse...

queridos e queridas companheiros e companheiras desta luta,

a foto não tem enigma, ou seja, não tem qualquer tipo de "truque" (montagem e etc.). fantástico e de alguma forma enigmático é o objeto dela, uma das criações de Grazia Toderi, uma artista italiana que trabalha com vídeo e fotografia, e cuja exposição que esteve em Serralves no verão do ano passado foi das coisas mais surpreendentes e estimulantes que me lembro de ter presenciado nos últimos tempos. convocando a minha caprichosa memória, posso dizer-vos que nesta exposição ela explorou sobretudo a nossa perceção do espaço e do tempo, através de projeções de vídeos sonorizados e realizados a partir de fotografias noturnas (se não me engano) de cidades, e penso que, pelo menos algumas delas, de cidades portuguesas. seria uma experiência cósmica e de suspensão do espaço e do tempo se não tivéssemos, simultaneamente, a sensação desconfortável e maravilhosa de que aquilo que vemos e ouvimos é de nós conhecido. tão longe a tão perto :-).

resta dizer que é uma experiência sensorialmente e, em particular, visualmente, muitíssimo bela. esta fotografia (não foi preciso roubar, era permitido...!) dá-nos apenas uma pequeníssima ideia dela (esta projecão é enorme, ocupa uma parede do museu de alto a baixo).

e pronto, desculpem o abuso. se tiverem curiosidade, disponibilidade e paciência, podem encontrar alguma informação na net, mas deixo-vos o link para a exposição de Serralves

http://www.serralves.pt/actividades/detalhes.php?id=1755

bêjos, beijinhos e obrigadas

IRIS disse...

(a minha imagem de perfil, foi captada também aí, obviamente :-))

ana barata disse...

Obrigada Íris pela tua explicação e por ter-nos deixado com a tua imagem a curiosidade de espreitar mais trabalhos dessa artista.

IRIS disse...

de nada, Ana, a senhora merece :-)